SEJA BEM VINDO .... DUTOM ....ARTVIME .... Mobiliário e Decoração de Artigos em Vime e Convencionais, Canoeira - Batalha ... Todos os Produtos Apresentados São de Nossa Concepção e Fabrico Próprio

bandeira
Home
empresa
Mobiliário
em_vime
convencional
portfolio
tecologia
amostras
fabricacao
Videos
plantadores
o_vime
contactos
correio

A Empresa

        Fundada na década de 80 a ART`VIME deu sequência a uma longa tradição familiar no trabalho de vimes.
Criada com o objectivo de gerar novas soluções para este produto natural, sempre se preocupou em seguir padrões de elevada qualidade no fabrico e na inovação de formas.

 

O Produto

        Grandes são os campos de onde brotam os vimeiros, perfeitos desde a sua nascença devido a selecção criteriosa de castas, depressa adquirem características sublimes para o fim a que se destinam.
A cor uniforme, o calibre certo, o vigor e a flexibilidade, fundem-se num estilo de mobiliário de alto bom gosto e com uma qualidade de concepção robusta mas harmoniosa.
Estas particularidades advêm de um processo complexo e moroso em que o pormenor reside na produção agrícola de vários hectares de plantação, passando pela selecção, cozedura, descasca e respectiva secagem ao sol.
O contacto com a natureza, feito através das virtudes das fibras naturais, onde os métodos de produção ainda ligados a técnicas artesanais, já perdidos no tempo se conjugam com as de hoje em intimas possibilidades tão ao gosto do seu gosto.
O “vimeiro” ou “salgueiro” do Latim SALIX, que produzimos no vale do rio Lis (Leiria-Portugal) é o material ideal para o seu mobiliário de requinte, quer em espaços íntimos ou informais ou para aquelas situações em que exijam adaptações constantes à medida dos espaços. E para que a sua versatilidade e beleza sejam maiores, criamos linhas integradas com outros materiais como o ferro, madeira, tecidos, cabedais, etc. dando ao seu conjunto uma excepcional harmonia.

 

A “Vaga” Ecológica

Ao contrario de um “slogan” hoje em dia usado pelo marketing mais sofisticado, mas muitas vezes sem qualquer conteúdo real, o mobiliário de vime é dos produtos que estão no caminho do respeito pela natureza pelas seguintes razões:

  • É uma planta de baixa utilização dos solos e de raízes pouco profundas e com um consumo de água por evapotranspiração média que em condições climatéricas normais, necessita de uma ou duas regas por ano no verão.

 

  • Para igual área de produção desta planta( por exemplo um hectare)produzimos num ano, a mesma quantidade de moveis que em floresta de pinho se produz em vinte anos, o que significa que a opção de produtos de “salix” reduzem na relação 20 para 1 a destruição da floresta.
  • O consumo de energias(eléctricas ou de outra natureza) na sua produção é baixíssimo devido a pouca transformação que a matéria prima sofre desde o corte até o produto final.

 

  • Mais de 95% da planta retirada ao solo é utilizada no fabrico dos artigos.

 

As características (e os conceitos errados)

  • É um produto de elevada resistência mecânica em que as castas seccionadas e as tecnologias usadas permitem aproveitar as melhores características de durabilidade e de toque ao tacto.

 

  • É um produto altamente resistente as humidades. Mesmo depois de fabricado ele é compatível com a água ao contrário de outros materiais como as madeiras, os aglomerados, etc.  que sofrem alterações. O problema a evitar é que os produtos não estejam sujeitos a longos períodos de humidade e temperatura favoráveis ao desenvolvimento de bolores.
  • É um produto muito resistente aos carunchos, devido ao seu processo de cozedura e consequente expurgo.

 

  • O pó é talvez a ideia mais errada que se tem destes materiais. Ele existe em todo o lado e faz parte da nossa vida, havendo sítios onde ele é mais perceptível como é o caso das superfícies lisas e outros onde é mesmo imperceptível como é o caso dos tecidos em que neste caso embora não parecendo as condições de higiene são piores podendo mesmo levar à criação de ácaros. No caso do vime a captação electrostática e a percepção do pó é muito baixa e a sua remoção muito fácil como veremos mais adiante.

 

Manutenção

Como qualquer peça de mobiliário e decoração o seu manuseamento e utilização deve ser a mais cuidada e carinhosa possível.
Os cuidados de manutenção resume-se essencialmente a dois aspectos: 

  • Não utilizar qualquer produto de limpeza em especial óleos ou inibidores de poeiras, pois serão eles que no futuro irão provocar a fixação do pó.
  • A limpeza do pó faz-se com uma escova de pelo macio no sentido da trama. Para uma limpeza mais profunda ou excepcional pode usar um aspirador com a respectiva escova, mas nunca usar produtos de limpeza.